sábado, 21 de julho de 2012

Erasmus Mundus master ARCHAEOLOGICAL MATERIALS SCIENCES ARCHMAT

A Universidade de Évora acaba de ver aprovado, pela União Europeia, um Erasmus Mundus master na área da Arqueologia -  ARCHAEOLOGICAL MATERIALS SCIENCES.

A Universidade de Évora é a coordenadora deste novo Erasmus Mundus master que tem como principais parceiras a Aristotle University of Thessaloniki, na Grécia, e a Sapienza Università di Roma, de Itália; conta  ainda com participações de Espanha, França e Itália que darão aulas sobre aspetos específicos e muito particulares de arqueometria.

Este mestrado europeu possui uma organização normal de 4 semestres. O primeiro semestre é passado em Évora, subordinado ao tema do Megalitismo; o segundo semestre decorre em Salónica, onde é estudado o período grego e o terceiro semestre decorre em Roma, dedicado ao período romano. O último semestre, de tese, será passado na Universidade escolhida pelos alunos, em função da temática pretendida para a sua investigação.

Esta aprovação, que muito nos honra, deverá agora seguir os circuitos nacionais sendo certo que a primeira edição do Erasmus Mundus começa em fevereiro de 2013, com a abertura do concurso e a 1ª Edição do curso começa em setembro de 2013, com cerca de 20 alunos.


1 comentário:

  1. Penso na minha opinião, que também haveria de haver investimento na parte da arqueologia medieval, possibilitando assim, aos alunos um "leque" mais variado nas suas escolhas e uma aprendizagem mais complexa a nível das três áreas da arqueologia, uma vez que, seria uma mais valia para esta universidade. De qualquer das formas acho bastante positivo este projecto para a formação nestas duas áreas.

    ResponderEliminar

Congresso da UISPP

Apesar de inicialmente estar prevista a sua realização na Austrália, o 18º Congresso da UISPP acabou por ser transferido para França (Paris)...